segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pães funcionais


O pão, segundo alguns historiadores, é citado há mais de 6 milénios. Alguns mencionam que é plausível que o pão tenha surgido de uma massa rudimentar, de nome gurel, antes mesmo da Idade da Pedra. Nessa altura, os grãos eram triturados, quebrados ou moídos, molhados com água ou leite, e desta mistura surgia uma massa, que secava ao ar e depois era cozida em pedras quentes. A princípio a massa era assada em formato de disco, onde depois eram colocados os grãos de cevada.
  Há cerca de 50 anos, os arqueólogos obtiveram algumas informações sobre os primeiros hominídeos e, mesmo com essas informações não foi possível determinar, com clareza, como e onde se passou da plantação e da recolha dos grãos para a moagem e depois para a panificação. Especula-se que o consumo de grãos, no primeiro momento foi feito à semelhança de uma “papa”, obtida a partir da cozedura da água, mas não é tido como verdadeiro. Grande parte dos historiadores acredita que a origem foi na Mesopotâmia. Isso serve também para desvendar a origem do cultivo dos cereais e do desenrolar da massa que originou o pão, modernamente conhecido como “panificação”.

Pães funcionais sem glúten:
Estes pães são principalmente direcionados aos doentes portadores da doença celíaca (DC). Resume-se a uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, ou seja, torna-se tóxico e provoca lesões no intestino delgado, impedindo a absorção adequada dos alimentos. O seu único tratamento é a dieta isenta de glúten.

Pão Sóvital Light Integral:
É a porta de entrada para uma alimentação natural e muito mais saudável. As fibras alimentares têm a importante função de filtrar as gorduras dos alimentos ingeridos, trazendo benefícios ao sistema digestivo.

Pão Sóvital Light de Linho:
Contribui para uma dieta saudável, pois a semente do linho, é rica em ácidos gordos, ómega 3 e ómega 6 e é fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais. O linho ainda tem a funcionalidade de combater obstruções nas artérias, renovação celular, fortalecimento do sistema imunitário e acção antioxidante.

Pão Sóvital Light de Milho:
Contribui para uma alimentação saudável com a força nutritiva do milho, grão rico em hidratos de carbono, vitaminas, cálcio, ferro e fósforo.

Pão Sóvital Light de Aveia:
Um pão muito saudável que não pode faltar na alimentação diária. Visto que a aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, hidratos de carbono e fibras.

Pão Sóvital Light de 8 grãos:
Contribui para uma dieta saudável, pois é fonte de fibras e contém vitaminas e sais minerais que trazem benefícios para todo sistema digestivo. A Sua força nutritiva é a perfeita combinação de 8 ingredientes: trigo, ervilha, girassol, linhaça, centeio, gergelim, aveia e cevada.

Pão Sóvital Light de Fibras:
Contribui para uma dieta saudável, pois é rico em fibras. As fibras alimentares contribuem para o bom funcionamento do intestino. O consumo diário de fibras normaliza os níveis de triglicéridos e colesterol no sangue.

Pão Sóvital Light de Soja:
É um pão saudável por compostos contidos na soja que melhoram a saúde, promovem a qualidade de vida e reduzem a incidência de algumas doenças degenerativas e o cancro.

Pães funcionais Puratos:
Nova linha de pães, com benefícios extra para a saúde dos consumidores, providenciando um fornecimento precioso de hidratos de carbono complexos, fibras e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo. 

Pães funcionais Wickbold:
Estes pães têm como benefícios o facto de duas fatias suprirem até 28% a necessidade diária de fibras, contribuindo para o “equilíbrio da flora intestinal”.

Pães funcionais Bambino:Pão escolar:
Trata-se de um pão aconselhado para crianças e jovens. Na sua constituição estão presentes especialmente o leite enriquecido com cálcio e vitamina D. O consumo de cálcio contribui para uma boa formação e manutenção da estrutura óssea e a vitamina D, para uma eficaz absorção do cálcio por parte do organismo, ou seja complementando-se um ao outro. Mais tem ainda na sua constituição potássio, fósforo, cobre iodo, magnésio e Zinco, Vitaminas A, C e E e do complexo B.

Pão para o coração:
Este pão foi desenvolvido com o objectivo de prevenir doenças cardiovasculares (hipertensão, enfarte do miocárdio, angina de peito). Podemos adicionar-lhe diversas substâncias, desde frutos secos a frutas e vegetais, substituir a água da amassadura por chás medicinais e ainda adicionar-lhe coberturas à base de cereais e sementes. Todos estes elementos contribuem para uma melhor saúde cardiovascular. Além do pão apresentar um baixo teor de sal.

Pão para diabéticos:
Um dos principais objectivos no tratamento e controlo da diabetes é manter o nível de glicemia dentro de valores considerados normais. O pão para diabéticos foi desenvolvido utilizando ingredientes que permitam esse controlo, como por exemplo, a introdução de proteínas vegetais e de fibras.

Pão diatético:
É um pão que particularmente favorece-se o controlo e manutenção de pesos saudáveis. Assim, estes pães apresentam baixos valores de gordura (e por vezes de hidratos de carbono) e elevados valores de proteína e fibra.

Pão da Longevidade:
É um pão que pode ser enriquecido de modo a completar elementos que contenham antioxidantes (considerados presentemente como potenciais retardadores do envelhecimento), que combatam desequilíbrios do sistema nervoso, que reforcem o sistema imunitário, que contenham cálcio (de modo a combater a osteoporose), que contenham proteínas completas e que contenham agentes que combatam o colesterol.

Pão integral com cobertura de cereais
Rico em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, mantendo a flora intestinal saudável e contribuem para a redução de doenças coronárias, auxiliando no controle do colesterol.

Pão alemão com semente de abóbora
Rico em fibras, proteínas, vitaminas A e E, protege o organismo contra a acção dos radicais livres e beneficia o funcionamento do intestino, além de prevenir doenças coronárias. A semente de abóbora combate o envelhecimento, tem propriedades anti-inflamatórias e combate a hipertensão.

Pão de funghi
Com alto teor de ácidos graxos insaturados, o funghi é um alimento essencial para uma boa alimentação. Rico em fibras auxilia as defesas do organismo e regula os níveis de colesterol. Na medicina tradicional chinesa, é utilizado para tonificar a energia de vários órgãos, aumentar a defesa do organismo, controlar a obesidade e os níveis de glicémia nos diabéticos.

Brotchen com figo seco
Altamente energético, o figo contém sais minerais como potássio, cálcio e fósforo, evita a fadiga mental e contribui para a normalidade dos impulsos nervosos. Rico em fibras beneficia o funcionamento do intestino e é conhecido pela sua acção expectorante e a sua eficácia contra inflamações do aparelho respiratório.

Pão multiceriais
Fonte de vitaminas, minerais e fibras. Contribui para o bom funcionamento intestinal e auxilia a redução do colesterol, evitando doenças cardiovasculares.

Pão Francês Integral
Óptima fonte de fibras. Produzido à base de trigo integral, reduz os riscos de doenças coronárias, ajuda no controlo do colesterol e mantém a flora intestinal saudável.

Pão de nozes
Rico em fibras e vitaminas E (excelente antioxidante). Diminui os riscos de doenças do coração, controla o colesterol e beneficia o funcionamento do intestino, além de proteger o organismo contra a acção danificante dos radicais livres.

Pão integral de damasco e avelã
Fonte dos minerais silício, potássio, ferro, selénio, manganês, magnésio e das vitaminas A e B12. Reduz os riscos de doenças coronárias e o colesterol, além de manter a flora intestinal saudável e auxiliar na produção de anticorpos.

Pão de quinua
Rico em proteínas. Feito com quinua (semente dos altos Andes da América do Sul), actua na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de tecidos e células.

Pão de canela, passas e nozes
Fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e sais minerais como fósforo e potássio. Ajuda na redução dos riscos de doenças coronárias e na prevenção do envelhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário