segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Meu estado de Espiri...tupidez :-$ 20


DISP - Doenças intestinais = a depressão e/ou ansiedade


Populações de bactérias vivem naturalmente no nosso intestino, são elas que formam vulgarmente, designamos por flora intestinal. Ajudam a digerir alimentos e a controlar, por competição, a proliferação de outros microrganismos que podem causar doenças. Elas ficam restritas ao intestino graças a uma parede impermeável de células que impede que escapem e caiam na corrente sanguínea.

Há situações, porém, em que essa camada celular sofre desgaste e substâncias tóxicas e bactérias refluem para o sangue. Estudos recentes apontam relações entre esse desequilíbrio e alterações no humor. Em um deles, publicado no Acta Psychiatrica Scandinavica, pesquisadores analisaram amostras de sangue de pessoas com depressão e observaram que 35% delas apresentavam sinais de bactérias da flora fora do intestino.

De alguma forma as bactérias do intestino têm a capacidade de exercerem influência no desenvolvimento de comportamentos ansiosos e depressivos, ou seja, a depressão pode estar relacionada com a acção das bactérias da flora intestinal. É o que sugere um outro estudo, desta vez do Instituto Farncombe de Pesquisas da Saúde Digestiva da Família da Universidade McMaster, em Ontario, no Canadá, realizada com ratos.


As causas mais comuns da depressão são predisposição genética, desequilíbrio hormonal ou de neurotransmissores, traumas de infância ou acontecimentos da vida. No entanto, em um futuro próximo, as bactérias podem entrar também nesta lista.

Depressão é uma desordem mental frequente que afecta mais de 121 milhões de pessoas ao redor do mundo. Está entre as principais causas mundiais de invalidez e, segundo as estatísticas, menos de 25% das pessoas afectadas tem acesso a tratamentos efectivos. A Depressão pode  manifestar-se de várias formas: humor deprimido, perda de interesse, pessimismo, lentificação das actividades físicas e mentais, sentimentos de culpa, boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insónia, perda do desejo sexual, etc. A depressão não tratada pode levar ao suicídio quase 1 milhão de pessoas por ano.

Muitos portadores de doenças inflamatórias intestinais sofrem de depressão. Costuma ser um motivo de grande opressão entre esses pacientes e muitos deles inclusive não sabem que a própria doença pode estar causando esse processo depressivo. O trato gastrointestinal é um dos locais que mais é afectado por factores psicológicos: os sintomas depressivos podem ser um gatilho para o aparecimento de uma nova crise e a própria doença pode levar aos sintomas depressivos. Além disso, esses sintomas de depressão também podem ter influência direta sob os distúrbios imunológicos associados às doenças inflamatórias intestinais e, assim, ter efeito negativo no seu curso. Em alguns casos, sintomas como perda de apetite, náuseas e diarreia são relatados antes ou após algum acontecimento que gera ansiedade.

Estas investigações têm levado à criação de uma hipótese em que diferentes transtornos neurológicos, inclusive autismo e hiperactividade, estão relacionados com problemas gastrointestinais, assim sendo, alterar as bactérias no organismo de uma pessoa é mais fácil que mudar os seus genes.