sexta-feira, 4 de julho de 2014

Livro da semana para as crianças a partir dos 8 anos

Picasso & Van Gogh, gato e cão, vivem em casa de uma pintora e nem se dão mal. Van Gogh é um cão ingénuo e generoso e Picasso um gato gordo e pachorrento, que sonha com uma vida sossegada, sem ontem nem amanhã. Mas isso era se não houvesse no mundo tantos Duas Patas (somos nós, as pessoas). Mas há.

O vizinho do lado, quando cai a noite, transforma-se num lobisomem, garante Van Gogh, que se recusa a dormir no jardim. E Picasso? Tem outro problema: apaixonou-se pela fotografia da gata dos anúncios de comida para gatos e, agora, acaba de a conhecer. O amor não é para gatos. Mas será mesmo assim?

Da mesma colecção:
Picasso & Van Gogh - Parem a terra que eu quero sair! de Álvaro Magalhães
Picasso & Van Gogh - Mexe esse rabo gordo, pá! de Álvaro Magalhães

Pode a pior epidemia de sempre (ébola) chegar a Portugal?

O último balanço da Organização Mundial de Saúde dá conta de 467 mortos entre os 759 casos registados na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa. Apesar dos números continuarem a aumentar, as autoridades asseguram que o risco de propagação para outros continentes é reduzido.


O vírus ébola transmite-se por contacto directo com sangue, sémen, urina, fezes ou tecidos de pessoas ou animais infectados.

Para a febre hemorrágica ébola, cuja taxa de mortalidade pode ir até aos 90%, ainda não existe nenhuma vacina, embora muitas estejam em fase de testes. Também não há tratamento, além do controlo dos sintomas, nomeadamente com hidratação por via intravenosa dos doentes, que devem estar isolados. 

A propagação nestes países africanos deve-se sobretudo aos profissionais de saúde e aos familiares dos doentes infectados que não usam equipamento de protecção. O maior problema está nos rituais funerários que envolvem o contacto directo com o corpo e, por isso, a OMS recomenda que os cadáveres infectados sejam imediatamente enterrados.


A OMS sublinha a necessidade do uso de equipamento de protecção quando se trata um infectado, do isolamento dos doentes, de lavar as mãos com frequência e de cozinhar a carne de animais possivelmente infectados. Os sintomas são febres hemorrágicas, vómitos e diarreias, mal-estar geral, dores musculares, de cabeça, no peito, abdominais ou de garganta ou ainda manchas na pele.

Todavia os directores clínicos de vários hospitais afirmaram de que «Estamos a acompanhar a situação numa base diária e ainda não temos necessidade de actualizar as recomendações», depois de analisados quais os procedimentos adequados se aparecer um caso suspeito de ébola em Portugal, como já aconteceu em abril, mas que não veio a confirmar-se.

SQHA: Contacto com Anthrax - substância detectada em carne de vitela na Hungria


Cinco pessoas foram internadas por suspeita de terem estado em contacto carne de vitela contaminada com Antharx.


Os vestígios de Anthrax foram encontrados em carne de vitela congelada, a 160 quilómetros da capital do país Budapeste, oriunda do abate ilegal de dois animais numa quinta, em Tiszafured. A empresa que recebeu a carne e que está ligada à produção de enlatados já viu a sua actividade suspensa.



As autoridades já fizeram saber que os sintomas do Anthrax podem ser tratados com sucesso, recorrendo a antibióticos, desde que os casos sejam detectados a tempo.



As autoridades sanitárias estão a tentar perceber se mais pessoas e animais estiveram em contacto com a substância. Por precaução, algum gado da região já foi vacinado.


Anthrax = Carbúnculo, doença causada pela bactéria Staphylococcus aureus. Trata-se de uma infecção contagiosa que se pode espalhar para outras regiões do corpo, por isso vários familiares podem desenvolver carbúnculos ao mesmo tempo. O carbúnculo pode ter aparência vermelho, apresenta irritação e provoca dor quando tocado. Ele também pode:
  • Crescer rapidamente
  • Possuir um centro branco ou amarelo (conter pus)
  • Vazar ou encrostar
  • Espalhar-se para outras áreas da pele
Em alguns casos, outros sintomas podem se manifestar. Isso pode incluir:
  • Fadiga
  • Febre
  • Desconforto geral ou mal-estar
  • Irritação na pele anterior ao aparecimento do carbúnculo

segunda-feira, 30 de junho de 2014

FACULDADE DE VERÃO DE ESCRITA CRIATIVA: ÚLTIMAS INSCRIÇÕES‏

10 sessões (60 min.), somente 25€/mês.


Com a metodologia de Pedro Chagas Freitas, que decorre em pleno Facebook, é possível, durante este Verão, ter sessões online, colectivas, ao longo de mais de dois meses.

E pode consultá-las à hora que quiser e de onde quiser – basta, para isso, aceder à página de Facebook da sua turma.

Depois do sucesso das edições anteriores, a próxima turma inicia as suas sessões já no próximo dia
 2 de Julho. 

Inscrições limitadas.

Reserve já a sua enviando a ficha preenchida e o comprovativo de pagamento.



Sim:



Chegou a hora de escreVIVER.

Pedro Chagas Freitas 
Site Pessoal | 
 www.pedrochagasfreitas.com 
Página de Fãs |https://www.facebook.com/pedrochagasfreitas?ref=hl