quinta-feira, 11 de setembro de 2014

III Colóquio Internacional Interdisciplinar “Literatura, viagens e turismo cultural no Brasil, em França e em Portugal" - 19, 20 e 21 de janeiro de 2015 | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

O evento é organizado pelo Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa), em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), o Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), a Universidade Federal Fluminense (UFF-Rio de Janeiro, Brasil), e a Université Sorbonne Nouvelle -Paris 3 (França). 
 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ashes, Shadows, Dreams and… ME

 A vida sempre começa com um sonho, um sonho que vai ganhando ramificações à medida que crescemos. Há quem apelide, esse facto de destino, cada um nasce com o seu. A meu ver não sei até que ponto isso, é verdade ou mentira. 
Ainda me lembro da ingenuidade infantil, acreditando em super-heróis e na premissa “tu podes fazer a diferença”, até ao dia em que toda a fantasia alucinante é desmascarada. O nosso sonho cruza-se com novos caminhos, novos desafios, novas ameaças e fatais decisões. Então inicia-se um face omissa da vida, da nossa vida em que afastamos quem amamos, apoiamos as causas erradas, renegamos-nos a nós próprios, lesiona-mo-nos, desistimos de ser quem somos, para ser quem os outros, entendem que devemos ser! E o sonho que outrora tivéramos acrescido dos demais, se desfaz. A vida não é um mar de rosas, a magia não existe, relações começam e acabam, por vezes até mais rápido que o florir de uma planta. Mata-se e trai-se por pura vaidade e egoísmo. Inveja, raiva, rancor são plantados desde cedo nos corações das crianças e adolescentes e inflamados pelos adultos conspurcados e os mídia. Basta um só minuto em frente do ecrã de um portátil ou da própria Tv para encarar a dura e crua realidade. Pais que violam filhos, filhos que assassinam pais, amigos que atraicionam-se mutuamente, falsidade em cada sorriso doce. Maridos ou esposas homicidas e psicopatas, estrupos e roubos contrastantes. É estranho, tão estranho tudo isto. Eu estive sempre aqui, sempre, e... nunca me apercebi da verdadeira realidade. E sinceramente, eu nem me recordo como era antes disto. Mas sei que não era mais um ser tresmalhado, não é isso que as minhas fotos transparecem. 

domingo, 7 de setembro de 2014

Aqui vai uma excelente dica para um novo recomeço! - OUTLANDER

OUTLANDER é uma série televisiva britânico-americana baseada no romance de Diana Gabaldon.

Conta a história de uma enfermeira chamada Claire Beauchamp Randall, que casou-se em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial e  na sua segunda lua de mel com o marido após alguns anos separados, vê-se transportada de volta para a Escócia em 1743, onde se depara com uma guerra civil e um guerreiro escocês chamado Jamie Fraser. 

Será que o seu futuro está no passado?

Mais informações em:

Conselho da semana nº38