quinta-feira, 12 de junho de 2014

Food Design Miac - ESHTE

Plataforma digital para a partilha de conteúdos da disciplina de Food Design do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.


This is an example of a page. Unlike posts, which are displayed on your blog’s front page in the order they’re published, pages are better suited for more timeless content that you want to be easily accessible, like your About or Contact information. Click the Edit link to make changes to this page or add another page.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Toda a Verdade sobre Intolerância à Lactose e Aleitamento materno

Introdução


A lactose é um hidrato de carbono, conhecido como o açúcar presente no leite, que é constituído por um dissacarídeo que aquando da sua absorção dá origem a dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. É o único hidrato de carbono do leite e exclusivo do mesmo, porque apenas se produz nas glândulas mamárias dos mamíferos (Barbosa & Andreazzi, 2011).  No leite humano a lactose representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%. Uma das causas de Intolerância à Lactose prende-se com o facto de que a maioria das mulheres quando inicia o aleitamento materno, não o  faz exclusivamente até  pelo o sexto mês de vida (Yamasaki, 2012). Começando por introduzir o leite de outros mamíferos, essa ingestão precoce pode provocar alergias ou lesões intestinais, dando origem a intolerância dos açúcares do leite. (Abath, 2013) (Ferreira & Pinto, 2012).  Isto, acontece devido à imaturidade do estômago do bebé. A introdução de novos alimentos, além do leite materno só deve acontecer a partir dos 6 meses de vida (Viegas, 2014).