Medidas
numéricas: dão informação a partir de um número sobre todo o conjunto
de dados.
- Medidas de
localização:
média, moda, mediana e quantis.
- Central
- Média
- Moda
– valor da variável em análise que aparece com
maior frequência.
- Mediana
– valor da variável ordenada até ao qual se
encontram, pelo menos,
50%
dos participantes. Valor
central da variável quando os valores de todos os indivíduos estão ordenados por
ordem crescente.
o Não central
- Quantis e Percentis
- Medidas
de dispersão:
desvio-padrão, amplitude, coeficiente de variação e erro padrão, frequências.
- Absolutas:
- Amplitude
- Variância:
Avalia o grau de dispersão das observações em
torno da média.
- Desvio-padrão:
raiz quadrada da variância.
- Baixo desvio padrão – dados tendem a estar próximos da média;
- Alto - dados estão espalhados.
- Coeficiente
de Variação: comparação do grau de
concentração em torno da média de sequências distintas. Muito utilizado
para comparação entre amostras.
- Relativas:
- Dados não classificados
- Coeficiente de Variação de Pearson
Medidas de
assimetria: avaliam até que ponto
a distribuição da variável na amostra em causa é ou não simétrica, tomando como
centro da distribuição a média dos valores da variável na amostra.
Polígono de
Frequências: geralmente são usados quando se pretende
mostrar mais de uma distribuição ou a classificação cruzada de uma variável
quantitativa contínua com uma qualitativa ou quantitativa discreta num mesmo
gráfico.
O
ponto que tiver mais altura num polígono de frequência representa a maior
frequência, ao passo que a área abaixo da curva inclui a totalidade dos dados
existentes. Convém lembrar que a frequência é a repetição menor ou maior de uma
ocorrência, ou a quantidade de vezes que um processo periódico se repete por
unidade de tempo.
Z teste 1 amostra: estimar a média de uma população e compará-la a um
valor alvo ou de referência quando o desvio padrão da população é conhecido.
Este teste permite:
Determinar se a média de um grupo é diferente de um
valor especificado.
Calcular um intervalo de valores que provavelmente
inclui a média de uma população.
Teste Kolmogorov-Smirnov – teste de
ajustamento: avaliação da diferença existente entre a função distribuição empírica e os
valores da função de distribuição modelo.
·
Dados contínuos e não agrupados.
·
Desconhecidos
- Lilliefors
Testes Paramétricos: dimensão das amostras >30 teorema do limite central
·
ANOVA Fatorial
·
ANOVA Medidas
Repetidas
·
Teste T Amostras
Emparelhadas
·
Teste T Amostras
Independentes
Testes Não Paramétricos: + flexíveis e robustos, amostras pequenas
·
Wilcoxon
·
Mann-Whitney
·
Kruskall-Wallis
Teste Levene – Homogeneidade
das variâncias
Scheffe's Test ( mais adequado
porque as dimensões das amostras são diferentes )
Tukey's Honest Significance
Test – Comparação entre pares entre médias de grupos
Regra de Sturges
Classes=
1+3*log(n) quantas classes vamos fazer
n= número
de indivíduos
Amplitude=
Vmáx. – Vmin. / nº de classes = x
[1,2;
x[ 1,2+x
A amplitude interquartil dá mais informações
que a amplitude amostral.
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