quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Botulismo em Macedo de Cavaleiros após ingestão de presunto


Foram detestados 4 casos de Botulismo alimentar provocados por consumo de presunto contaminado com toxinas formadas pelo 'Clostridium botulinum', em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança.


Todos estes doentes manifestaram sintomas nas 36 horas após a ingestão do presunto, os quais incluem visão desfocada, boca seca, disfasia, náuseas, vómitos, constipação e diarreia.

Trata-se de doença grave, de evolução aguda, com sintomas digestivos e neurológicos, resultante da ingestão de diversos tipos de alimentos, contendo toxinas formadas pelo 'Clostridium botulinum'** no próprio alimento.

Fontes:

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Retirada de ovos holandeses das cadeias de Supermercado como o Aldi, Lidl e REWE na Alemanha



A retirada de ovos holandeses de Supermercado como o Aldi, Lidl e REWE na Alemanha deveu-se à presença de elevados níveis de Fipronil, inseticida usado pelos veterinários no combate aos ácaros, piolhos e pulgas, cuja utilização em animais destinados ao consumo humano está proibida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a exposição prolongada ao Fipronil pode causar danos no fígado, na tiroide e nos rins.

            Suspeita-se que o químico ilegal tenha sido misturado com outro de utilização permitida para aumentar o nível de eficácia e depois vendido a diversos produtores de galinhas e ovos.

Fontes: